30 Sep

Pequeno-almoço antes ou depois do treino?

A premissa: O pequeno-almoço é anunciado como a refeição mais importante do dia. investigadores Belgas realizaram um estudo de seis semanas para determinar se a ordem de rotinas matinais teria impacto na perda de peso e outros aspectos da saúde. "Trabalhamos com a hipótese de que o treino em jejum seria a melhor estratégia para melhorar o metabolismo da gordura", diz o principal autor do estudo Karen Van Proeyen, Ph.D. "Constatamos que quase todos os parâmetros medidos foram mais beneficamente afetados seguindo um programa de treino, antes do pequeno almoço, em comparação com uma sessão de treino semelhante depois do pequeno almoço."

O set-up: Os investigadores recrutaram 28 homens saudáveis, ativos e alteraram as suas dietas diárias para incluir 50 por cento mais gordura e 30 por cento mais calorias (para aumentar o efeito). Os homens foram então divididos em três grupos. O primeiro grupo não realizou nenhum exercício, enquanto aos outros dois grupos foram dadas duas rotinas de exercícios matinais. Um desses grupos, treinou depois de um pequeno-almoço rico em hidratos de carbono e bebeu bebidas desportivas durante todo o treino. O outro grupo bebeu apenas água e tomou o pequeno almoço depois de treinar.

Os resultados: O grupo que não fez exercício ganhou em média 2,5Kg além de apresentarem o desenvolvimento de condições que muitas vezes são precursores da diabetes, incluindo uma resistência à insulina. O grupo que tomava pequeno almoço antes do exercício também ganhou peso (embora apenas cerca de metade do que o primeiro grupo) e semelhantes sinais de advertência da diabetes. O grupo que treinou antes do pequeno almoço não ganhou quase nenhum peso e não mostrou sinais de resistência à insulina.

Conclusões: As rotinas de exercícios neste estudo foram intensas: 60 a sessões de 90 minutos. No entanto, os pesquisadores defendem que rotinas de treino menos intensas podem apresentar resultados semelhantes. "Eu recomendo o exercício antes do pequeno almoço, é claro", diz Van Proeyen. No entanto com base neste estudo não pode recomendar um menu de pequeno-almoço ideal. "Com base nos nossos resultados, não podemos dizer qual é o melhor pequeno almoço. No entanto, um pequeno-almoço saudável, principalmente rico em fibras e carboidratos, é parece ser o ideal para manter uma boa saúde. A equipa esclarece ainda que "este truque" não resulta com o almoço/jantar. "Para que resulte, o exercício deve ser realizado depois de um intervalo de 10 a 12 horas, pois é a maneira mais conveniente para estimular a oxidação de gordura." O tempo entre o pequeno-almoço e almoço é de apenas 4 a 6 horas. Moral da história: Ponha o seu despertador para mais cedo todas as manhãs. Faça o seu treino logo no inicio do dia, tome o pequeno almoço calmamente e desfrute do resto do seu dia com o sentimento de dever cumprido.

FONTE

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